quinta-feira, 16 de setembro de 2010

MICROSOFT OFFICE 2010

O Microsoft Office 2007 introduziu uma nova forma de fazer aplicativos de produtividade. A Microsoft focou-se principalmente nos layouts, a fim de que ficassem o mais intuitivos e fáceis de usar possível. Agora a empresa disponibiliza para download público o Microsoft Office 2010 Beta, versão de testes da próxima versão do Office.

Essa versão do Microsoft Office 2010 é baseada no Office Professional Plus, que inclui os seguintes aplicativos:

  • Word;
  • Excel;
  • PowerPoint;
  • Publisher;
  • Access;
  • Outlook;
  • OneNote;
  • InfoPath;
  • SharePoint Workspace;
  • Communicator.

O aspecto visual do Microsoft Office 2010 é, sem sombra de dúvida, um dos grandes trunfos da Microsoft. Os menus estão cada vez mais contextuais, variando de acordo com o elemento que foi selecionado. Se for texto, por exemplo, haverá opções de formatar a tipografia, o tamanho da fonte e a cor que o texto terá. Já no caso de imagens, o usuário vai poder optar por algum tipo de moldura ou recortar a foto para que se adapte às necessidades.

Ribbons no PowerPoint.

As funções dos “ribbons”, as faixas específicas dependendo do elemento selecionado, estarão presentes em todos os aplicativos do Office. Com isso a Microsoft consegue criar uma unidade na forma de apresentar os aplicativos para que o usuário possa executar suas tarefas diárias, sem que sinta a diferença de usar um aplicativo com o visual novo e em seguida utilizar outro aplicativo com a interface antiga, utilizada até o Microsoft Office 2003.

Inserir elementos gráficos nos documentos fica mais fácil a cada nova versão do Office. Os SmartArts, por exemplo, permitem estilizar um elemento do documento de acordo com estilos salvos previamente. Além disso, a maioria dos aplicativos do Office contém modelos de documento, para quem não sabe como começar aquele relatório da faculdade ou uma planilha de gastos.

Depois de muitas reclamações, a empresa decidiu trazer de volta o menu “Arquivo”. A versão atual (2007) do Office substitui esse item por um ícone da suíte de aplicativos, sendo que muitos usuários não percebiam a mudança e acabavam se confundindo na hora de acessar configurações de arquivo. No Office 2010 Beta esse problema acaba, visto que o ícone no canto superior esquerdo foi removido completamente.

Vídeos no PowerPoint

A exibição de vídeos no Microsoft PowerPoint foi inteiramente redesenhada. A partir do Office 2010 o usuário vai poder importar um vídeo para o aplicativo de apresentações e cortar apenas o trecho que achar mais interessante ou conveniente para o documento. Dessa forma evita-se ter que abrir um editor de vídeo somente para fazer tal corte, exportar para um formato que o PowerPoint aceite e depois importar novamente aplicativo.

Além disso, os vídeos ganharam controles de play e pause, entre outros. Isso significa que, em vez de ter que voltar um slide e avançar novamente para que um vídeo seja tocado uma segunda vez, você vai poder pausar durante a apresentação e reiniciar.

Exibição de conversas no Outlook

Uma das grandes novidades do MS Outlook é a nova forma de exibição de mensagens. A interface mudou pouco se comparada com a do Microsoft Office 2007, mas agora apresenta e-mails de forma semelhante à que o Gmail faz desde que foi lançado. Ao clicar em um e-mail, o próprio Outlook vai indicar quais outras mensagens são relacionadas a ela (como respostas ou encaminhamentos). Dessa forma fica muito mais fácil manter o registro do que foi dito durante uma troca de mensagens, até mesmo para consulta futura.

Office Web Apps

Office Web Apps em funcionamento.

Fazendo frente ao Google Docs, as Office Web Apps vão permitir a colaboração entre pessoas de uma mesma equipe. Todo documento salvo por meio do Microsoft Office 2010 Beta poderá ser exportado para a internet e visualizado diretamente no navegador, desde que seja compatível com o serviço. Uma vez que as alterações sejam feitas, basta salvar o arquivo no próprio ambiente para que todos na equipe possam visualizar a versão mais recente.

Guia de instalação

É preciso passar por várias etapas para baixar o Office 2010 Beta. Assim que a página de download for carregada (preferencialmente no Internet Explorer), clique em “Get It Now” no canto superior direito. Em seguida informe os dados da sua Windows Live ID (Hotmail serve) e pressione “Sign in”. Depois que preencher seus dados pessoais, clique “Continue”. O próximo passo é anotar o código de registro do aplicativo, que será apresentado próximo de “MAK key”. Vá para o final da página e escolha qual versão do Office é de seu interesse, entre a 32-bit e a 64-bit, e também o idioma (inglês e espanhol estão entre as opções). Por último, clique em “Download Now”.

Tome cuidado, pois a instalação do Microsoft Office 2010 subtitui por padrão a instalação de outro Office presente na máquina.

Requisitos mínimos
  • Processador: 500 MHz;
  • Memória RAM: 256 MB;
  • Espaço em disco: 3 GB;
  • Resolução: 1024x768 pixels;
  • Leitor de DVD;
  • Windows XP SP3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário